Por que usam o couchê na panificação artesanal?


A panificação artesanal e suas técnicas veem cada vez mais ganhando espaço nas empresas e nas casas de apaixonados por pão e uma pergunta que sempre aparece nas discussões de grupos em geral é o porquê usar o couchê, abaixo um pouco sobre esse assunto.

O couchê é um utensílio indispensável no processo de panificação artesanal, principalmente, na confecção de baguettes. Esse utensílio é usado na etapa da fermentação com a finalidade de manter seu formato, evitar que as massas se juntem conforme elas vão crescendo e no momento do acabamento, os cortes, fica muito melhor para fazê-lo, porque o couchê absorve o excesso de umidade na superfície do pão.

O modelo francês tradicional é feito em linho natural, sua gramatura maior, ajuda o processo de formatação, porém aqui no Brasil esses utensílios não são muito acessíveis, com isso, alguns padeiros desenvolveram alguns materiais para atender essa demanda, muitos usam a chamada lona ou algum outro tecido natural que garanta o mínimo de estrutura, ou seja, os tecidos não podem ser muito finos e devem ter uma boa capacidade de absorção de umidade e é muito importante que não tenham passado por nenhum tratamento químico.

Para uma boa utilização do couchê sempre polvilhe um pouco de farinha antes de colocar as massas, mas nunca em excesso.

Após o uso, escove bem o couchê e deixe-o pendurado em lugar seco e arejado para perder a umidade.

O couchê não deve ser lavado, deem preferência a trocá-los, mas caso seja obrigado a fazê-lo, nunca utilize detergentes concentrados, pouquíssimo sabão neutro.

Aproveite essas informações e boa fornada.

Nita AlimentosNita